Salada com chimarrão

Deixe um comentário
Comportamento / Meio Ambiente / Saúde
Quem não gosta de um churrasco? Meus amigos gaúchos que me desculpem, mas tenho pensado neste dias, se o prazer do sabor e daquele ritual com os amigos aos domingos, se sobrepõe à crueldade a que são levados os animais. Desde pequena me questionava quanto ao coração de galinha, imaginava que aquele pedaço gostoso de carne era um coração e que algum dia já havia bateido dentro de algum peito…aquilo sempre me incomodou.
Hoje, anos depois, talvez tardiamente passo a considerar de fato a não ingestão de carnes? A crueldade com que os animais são tratados é desumana: no matadouro, no corredor da morte, o gado espera a sua vez de ser assassinado por uma pistola pneumática, que atinge o cérebro, há outros métodos em que o gado tem sua jugular cortada ainda vivo….sangram até a morte, agonizam….sofrem.
Quando pintinhos, os frangos são manipulados como coisas, tem seu bico queimado para que não sejam mais capazes de fazer a seleção de seus alimentos, para que consumam a ração e os antibióticos. Outra função da queima do bico é evitar que eles se firam e se comam; isso graças ao nível de extresse dos frangos presos em jaulas.
Isso sem falar nos porcos, nos “baby beef”, nos peixes, baleias…enfim são muitas as formas de crueldade que os animais sofrem para suprir “nossa fome”. E o mais intrigante, o mundo passa por uma crise de baixa na oferta de alimentos, na África há milhares de pessoas que plantam cereais, estes se tornam ração, vao para os grandes exportadores de carne do mundo e alimentam o gado que nos alimentam, sem contar na contaminação que o gado provoca à água.
Não quero aqui ser radical, quero sim provocar uma reflexão diante do tema… sinto que esta guria aqui vai se vestir de prenda e garantir o chimarrão, porque o churrasco ficou para trás.</br>

The Author

jornalista, autora do livro de reportagens Mulheres Extraordinárias, Paulus Editora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s