Vida Missionária

Missionárias de MoçambiqueNeste mês de maio tive uma experiência riquíssima e encorajosadora…como parte da assessoria de imprensa do 2° Congresso Missionário Nacional, que aconteceu de 1 a 5 de maio, na cidade de Aparecida do Norte. Estas belas mulheres ao lado são de Moçambique e há 5 anos fazem missão em São Paulo. Durante o congresso, Elvira Augusto (à esquerda) deu seu testemunho de vida missionária e alertou àqueles que estão se preparando para irem aos países da África sobre a necessidade de se respeitar a cultura local, conhecer a história daquele povo e sua política.
Só a Igreja Católica conta atualmente com 1900 missionários além fronteiras, destes 98,5% pertencem a Institutos ou Congregações religiosas: 78,89% são mulheres e 19,04% são homens; 12 padres diocesanos, nove leigos e dois bispos. Eles estão espalhados pelo mundo: 703 missionários estão espalhados pelas Américas, 564 na África, 499 na Europa, 94 na Ásia e 12 missionários na Oceania. Os países que contam com maior número de missionários brasileiros são: Itália, Moçambique, Angola, Bolívia Argentina e Timor Leste.
Com o tema “Igreja no Brasil: escuta, segue e anuncia”, a Igreja Católica convoca todos os brasileiros a refletirem sobre suas responsabilidades de, como baizados assumirem a missão e resgatar os valores cristãos para todos os irmãos. A forte presença das mulheres na missão, só atesta o quanto é necessário ter coragem de deixar tudo para trás, em pról dos mais pobres e carentes, carentes de amor e de Deus.

 

Anúncios

Publicado por Karla Maria

jornalista, autora do livro de reportagens Mulheres Extraordinárias, Paulus Editora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: