A crise sobre rodas

Deixe um comentário
Política(s) / São Paulo

Aumento nas passagens de ônibus no Estado, terão reajuste de aproximadamente 9% a partir de três de março.

A partir de três de março os paulistas passarão a pagar mais caro para se locomover pelo Estado. Passagens das linhas rodoviárias, que interligam os municípios paulistas, terão reajuste de 9,07%. Já para as linhas suburbanas, o índice será de 9,13%, conforme Portaria ARTESP, nº 1, publicada no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira, 20 de fevereiro.

Segundo a ARTESP – Agência Reguladora de Serviços Públicos de Transportes, os reajustes representam a recomposição dos custos operacionais das empresas e levam em conta as variações de preço de diversos itens, desde custos administrativos até autopeças e pneus.

“Entre os custos fixos – respectivamente rodoviário e suburbano – despesas com pessoal de operações (20,3% e 34,6%) e depreciaçao de veículos, instalação e equipamentos (16,8% e 10,2%) foram os que mais contribuíram para a atualização do índice. Já entre os custos variáveis: combustível (18,2% e 24,2%,), pneus novos (13,16%), câmaras (de 15,44% a 29,03%), protetores de pneu (de 22,34% a 43,75%) e recapagem de pneus (4,92% a 23,44%). “

Em 2008, o reajuste tarifário dos serviços intermunicipais de transporte coletivo foi aplicado em 23 de fevereiro. Esse reajuste vale para as linhas intermunicipais do Estado de São Paulo, exceto as que operam dentro das regiões metropolitanas, estas a cargo da EMTU.

Pedágios no Estado de São Paulo

Além do aumento nos preços, não podemos nos esquecer do valor dos pedágios, que se espalham pelo Estado como epidemia. Clique aqui e conheça quanto você vai pagar para dar aquela esticadinha no final de semana.

fonte: FolhaOnline, Artesp

The Author

jornalista, autora do livro de reportagens Mulheres Extraordinárias, Paulus Editora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s