um esclarecimento pertinente…Jackson Lago X Roseana Sarney

comments 13
Mulher / Política(s)
Jackson Lago e Roseana Sarney, a política a serviço do poder. Foto de março de 2008

Jackson Lago e Roseana Sarney, a política a serviço do poder. Foto de março de 2008

Por cinco votos a dois, o Tribunal Superior Eleitoral cassou o mandato do até então, governador do Maranhão Jackson Lago. O tribunal concluiu por prática de abuso de poder econômico e compra de votos na campanha eleitoral realizada por ele em 2006, quando se elegeu governador.

A denúncia contra Lago foi feita pela coligação que apoiou a candidata Roseana Sarney, filiada à época no PFL e hoje no PMDB. A senadora, filha do presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP), é atualmente líder do governo Lula no Congresso e assumirá o governo do Maranhão, por ter conquistado o 2° lugar nas eleições anteriores.

A denúncia contra Lago menciona doações irregulares de cestas básicas e kit salva-vidas para moradores da baía de São Marcos, em São José de Ribamar, além de transferência de recursos públicos, de mais de R$ 700 mil, para uma associação de moradores de Grajaú.

Há também menção a uma suposta apreensão de R$ 17 mil pela Polícia Federal, em Imperatriz. O valor, segundo a coligação de Roseana, teria sido utilizado para a compra de votos. Distribuição de combustível e material de construção completam a lista das irregularidades eleitorais.

Os “poderosos” insistem com a dança das cadeiras no poder e nós pobres eleitores é quem temos que segurar o rebolado dia-a-dia.

Entidades da sociedade civil e movimentos sociais, entretanto, denunciam que o processo de cassação seria uma tentativa de golpe da família do presidente do Senado, pois, com Lago deixando o cargo, Roseana assume e recupera o poder da família no Maranhão.

Apoio popular

A fim de denunciar a tentativa de golpe, diversas organizações do Maranhão têm se mobilizado e demonstrado apoio a Lago. A ação mais forte ocorreu em dezembro de 2008, quando foi montado o acampamento “Balaiada” em frente ao Palácio dos Leões.

fonte: Reuters.br, FolhaOnline, Brasil de Fato

The Author

jornalista, autora do livro de reportagens Mulheres Extraordinárias, Paulus Editora

13 Comments

  1. ROSEANA SARNEY SÓ NÃO ESTÁ NO GOVERNANDO O MARANHÃO PORQUE O ZÉ LADRÃO E TRAIDOR DA FAMILIA SARNEY, ROUBOU OS COFRES PÚBLICOS DO MARANHÃO, E GASTOU COM DOIS CANDIDATOS, COMPRANDO VARIOS PREFEITOS, COM CONVENIOS E DINHEIRO EM ESPÉCIE.

    Curtir

  2. ROSEANA SARNEY SÓ NÃO ESTÁ NO GOVERNANDO DO MARANHÃO PORQUE O ZÉ LADRÃO E TRAIDOR DA FAMILIA SARNEY, ROUBOU OS COFRES PÚBLICOS DO MARANHÃO, E GASTOU COM DOIS CANDIDATOS, COMPRANDO VARIOS PREFEITOS, COM CONVENIOS E DINHEIRO EM ESPÉCIE.

    Curtir

  3. Na batalha pelo poder, o grande comandante, não pode deixar de vigiar suas fronteiras, não fica longe, o caso da cassação do ex governador Jackson Fracasso, a maior prova dessa grande batalha, foi à tomada do poder pela atual governadora Roseana Sarney, uma conquista limpa, sem fraudar os seus eleitores, agora o lado dela não resistiram e compraram quem passava na sua frente, eu mesmo estive naquela época, acompanhando as eleições do estado do Maranhão, e pode percebe no segundo turno, nas cidades de Poção de Pedra, Esperantinópolis, Lago da Pedra, Vitorino Freire e outras, o candidato da libertação, comprando eleitores por uma quantia razoável de 400.00 reais, assim que eles se dizem libertação do maranhão, meus amigos esperam que a nossa grande guerreira, possa governar em paz, e que o povo brasileiro voltar admirar tanto essa linda cidade chamada ilha do amor.

    Curtir

  4. Essa mulher jamais poderia voltar para administrar o maranhão, se e que eu posso falar administrar…..Essa família no qual o chefão já passou até pela presidencia da republica não tem sentimento algum pelo nosso estado….o maranhão é um dos estados mais pobres da federação……..atrasado em quase tudo….

    Curtir

  5. Fernando says

    Descupe meus amigos, mas tenho que lhes afirmar uma coisa: Roseana já foi governadora no Maranhão e quem acompanhou dessa época pra cá viu uma diferença, a sr. Roseana afundou o nosso estado nao é atoa que o maranhão foi e quem sabe ainda é o estado mais pobre do pais! O Ceará antigamente era tido como piadas pela sua pobreza e muitos outros fatores degradantes, mas superou e passou na frente do maranhão, hoje é um dos estados ricos em fabricas e industrias diversas… Onde o nosso querido estado ficou pra trás, imagine a ERA SARNEY durou muito tempo e nao fez praticamente nada para o desenvolvimento do MA, imagine agora que entrou sem voto popular faltando menos de dois anos pra proxima politica. “Faça-me o favor, jackson nao pode pagar por erros dos outros (Jose Reinaldo)” Espero que seja o melhor para nosso Estado!

    Curtir

  6. Anonimo says

    Venham aqui na cidade que Sarney nasceu ( Pinheiro-MA ) e vejam a desgraça que é a cidade , e é porque foi aqui que ele nasceu !!! a cidade não tem saneamento !!!isso mesmo , esgoto de toda a cidade a céu aberto ! , rodoviaria parece um mercado imundo , a feira fede , fede , fede e fede a carniça e os urubus reinam absolutos na cidade , não vou comentar do matadouro !!! uma vez um cachoro entrou no hospital da cidade e comeu um recem nascido ….

    Curtir

  7. meu amigo do maranhão eu vou fala das conquiesta que a conteceu no maranhão na epuca que jackson era governado do maranhão o maranhão era muito lindo roseana fala na tv que esta trabalhado ela não esta trabalhado pora nes uma ela esta falado das obras que jackson feis no maranhão guando era governado como a portede imperatris povo do maranhão não deixa e4sa mulhe a ckaba com omaranhão povo do maranhão VAMOS C FELIZ NO MARANHÃO
    VIVA O MARANHÃO VIVA O MARANHÃO VIVA O MARANHÃO VIVA O MARANHÃO
    FORA ROSEANA SARNEY FORA ROSEANA SARNEY FORA ROSROSEANA SARNEY EANA SARNEROSEANA SARNEY FORA RROSEANAROSEANA SARNEY ROSEANA SARNEY FORA ROSEANA SARNEY FORA ROSEANA SARNEY

    O POVO DO MARANHÃO QUE DI VOLTA JACKSON NO GOVERNO PARA TRABALHA PELO O MARANHÃO

    VIVA JACKSON LAGO PELO MARANHÃO FELIZ

    Curtir

  8. O povo já cansou da familia Sarney, e já é hora de darmos um basta neles, que há tanto tempo vem sugando esse estado de gente trabalhora e honesta. Em 2010 o povo do Maranhão saberá esolher novos representantes para governar o nosso estado. Nesta eleição, eu acredito muito no pontencial de Flávio Dino, que com certeza representará um grande renovação nos quadros da politica maranhense. Em 2010, Timon, está com Flávio Dino.

    Curtir

  9. Analete says

    Esse grupo Sarney precisa ser banido do quadro político do Maranhão e do Brasil, pois são pessoas que não fazem qualquer distinção entre o que é o público e o privado, já que tratam a administração pública enquanto mais um dentre os negócios (que não são poucos)da família. Enquanto isso cresce a taxa de analfabetismo, falta de saneamento básico, escolas de péssima qualidade, saúde pública deplorável aos maranhenses … São tantas as desgraças que este espaço não daria para listar. Que este ano de 2010 a justiça seja feita pelo povo, O VOTO porque O POVO É MAIOR.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s