Hora do Planeta: apague as luzes e acenda uma esperança

Deixe um comentário
Cultura / Meio Ambiente / Política(s)
divulgação

divulgação

Hoje, dia 28 de março às 20h30, a WWF-Brazil, nos convida a paticipar de um ato simbólico, no qual governos, empresas e a população de todo o mundo  apagarão as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global.

O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem como objetivo chamar para uma reflexão sobre a ameaça das mudanças climáticas. O aquecimento global – com as consequentes mudanças climáticas – é, sem dúvida, um dos principais problemas globais a serem enfrentados pela humanidade neste século.

A Hora do Planeta é o primeiro passo desta demonstração globalizada rumo ao que estamos chamando da “Hora da Verdade”, em dezembro deste ano, na Dinamarca. O mundo espera de nossos líderes a coragem para enfrentar e reverter este problema.

Aquecimento Global
O aumento da temperatura média do planeta é causado pelo acúmulo excessivo de gases oriundos da queima de combustíveis fósseis e da remoção das florestas que formam um ‘cobertor’ cada vez mais espesso ao redor da Terra.

A luz do sol entra na atmosfera, mas este ‘cobertor’ não permite que ela se dissipe no universo, retendo a energia em forma de calor, mecanismo semelhante a uma estufa para plantas, daí o nome “gases de efeito estufa”.
Este comportamento efeito estufa, no entanto, é um fenômeno natural que garante, de forma equilibrada, a vida no planeta. Mas a velocidade das emissões e a quantidade de gases jogados na atmosfera pelas atividades humanas desde a revolução industrial são os grandes vilões do aquecimento global.

O Brasil, o desmatamento e o aquecimento Global

desmatamentoNo quebra-cabeça do clima, as florestas são um importante regulador global. Elas estabilizam os ciclos de água (hídricos) através da sua transpiração, resfriando e mantendo a circulação de água e nutrientes pelo planeta. São esses ciclos que garantem a água em nossas torneiras e os alimentos em nossa mesa. Outro aspecto importante é a influência na alteração da pressão atmosférica e padrões de chuva (precipitação).

  • A derrubada das florestas no Brasil faz o nosso país ocupar a 4ª posição no ranking global de emissores de gases do efeito estufa. Hoje, o desmatamento é responsável por cerca de 75% de nossas emissões de CO2. Produtos como carne e madeira são consumidos em sua grande parte pelo mercado nacional. O Brasil, portanto, tem parcela importante de responsabilidade na redução do aquecimento global. O Brasil, sendo a 9ª maior economia do planeta, é uma potência dentre os países emergentes e um líder nas negociações internacionais sobre mudanças climáticas. Devemos ser exemplo para um desenvolvimento justo e sustentável.

    As áreas desmatadas ficam cada vez mais distantes do Brasil urbano. Entretanto, é nas cidades que está a maior parte da população brasileira, e é nas cidades que os produtos extraídos de forma insustentável ou produzidos a partir da sua derrubada são consumidos.

fonte: WWF Brasil

A irresponsabilidade diária com os pequenos  consumos, o descarte irregular dos resíduos e o estímulo às práticas de degradação do meio-ambiente, podem gerar o fim da humanidade, o fim do recursos para vida na terra.

A Nasa continua estudando como chegar nos outros planetas…será um sinal?

The Author

jornalista, autora do livro de reportagens Mulheres Extraordinárias, Paulus Editora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s