Atingido por barragem é assassinado em emboscada na Paraíba

MAB | atingidos pela barragem Acauã
MAB | atingidos pela barragem Acauã

O trabalhador rural ODILON BERNARDO DA SILVA FILHO foi assassinado em uma emboscada na cidade de Aroeiras, na Paraíba. Segundo a Agência Chasque de Notícias  ele foi morto com tiros pelas costas próximo a sua residência em Pedro Velho, um dos três reassentamentos onde estão alojadas 470 famílias atingidas pela construção da barragem de Acauã. 

Integrantes do MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens da região já vinham denunciando sofrer ameaças de morte.  Na semana passada, um rapaz que passava de moto próximo a um dos reassentamentos foi atingido com um tiro pelas costas. Lideranças do MAB acreditam que a tentativa de assassinato e a morte tenham relação com as ameaças.

Em nota, o movimento também já alertou para o aumento de ameaças de morte contra lideranças em Tucuruí, no Pará.

Histórico Acauã

Há seis anos, 800 famílias paraibanas vivem com dificuldade, após a construção da barragem de Acauã. Todas viviam da agricultura, mas tiveram de deixar suas terras para a instalação da barragem. Desde então essas famílias nunca mais puderam recuperar sua antiga situação social, vivendo hoje em agrovilas, sem terra para cultivar e em pequenas casas de placa.

A Barragem de Acauã está localizada entre os municípios de Itatuba e Salgado de São Félix, na Bacia hidrográfica do Rio Paraíba. Acauã, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, a Barragem possui capacidade total de acumulação superior a 253 milhões de metros cúbicos, representando o terceiro maior reservatório do Estado.

Recentemente o MAB produziu um documentário chamado “O canto de Acauã”, que relata os problemas enfrentados pelas comunidades ribeirinhas depois da construção da barragem. Assista em:

Anúncios

Publicado por Karla Maria

jornalista, autora do livro de reportagens Mulheres Extraordinárias, Paulus Editora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: