Atingido por barragem é assassinado em emboscada na Paraíba

Deixe um comentário
Meio Ambiente / Política(s)
MAB | atingidos pela barragem Acauã

MAB | atingidos pela barragem Acauã

O trabalhador rural ODILON BERNARDO DA SILVA FILHO foi assassinado em uma emboscada na cidade de Aroeiras, na Paraíba. Segundo a Agência Chasque de Notícias  ele foi morto com tiros pelas costas próximo a sua residência em Pedro Velho, um dos três reassentamentos onde estão alojadas 470 famílias atingidas pela construção da barragem de Acauã. 

Integrantes do MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens da região já vinham denunciando sofrer ameaças de morte.  Na semana passada, um rapaz que passava de moto próximo a um dos reassentamentos foi atingido com um tiro pelas costas. Lideranças do MAB acreditam que a tentativa de assassinato e a morte tenham relação com as ameaças.

Em nota, o movimento também já alertou para o aumento de ameaças de morte contra lideranças em Tucuruí, no Pará.

Histórico Acauã

Há seis anos, 800 famílias paraibanas vivem com dificuldade, após a construção da barragem de Acauã. Todas viviam da agricultura, mas tiveram de deixar suas terras para a instalação da barragem. Desde então essas famílias nunca mais puderam recuperar sua antiga situação social, vivendo hoje em agrovilas, sem terra para cultivar e em pequenas casas de placa.

A Barragem de Acauã está localizada entre os municípios de Itatuba e Salgado de São Félix, na Bacia hidrográfica do Rio Paraíba. Acauã, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, a Barragem possui capacidade total de acumulação superior a 253 milhões de metros cúbicos, representando o terceiro maior reservatório do Estado.

Recentemente o MAB produziu um documentário chamado “O canto de Acauã”, que relata os problemas enfrentados pelas comunidades ribeirinhas depois da construção da barragem. Assista em:

The Author

jornalista, autora do livro de reportagens Mulheres Extraordinárias, Paulus Editora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s