Mais um Silva é morto no Real life: a Fazenda

Deixe um comentário
Correndo o mundo... / Política(s)

Quem serão os criminosos: o MST – Movimento dos Sem Terra ou a Brigada Militar? Talvez o Ministério Público gaúcho já tenha a resposta….

bandeira RS

foto: Karla Maria

Elton Brum da silva, 44 anos, mais um sem-terra. Foi morto nesta manhã (21 de agosto), enquanto a Brigada Militar – BM fazia a remoção de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST da Fazenda Southall, em São Gabriel – RS.

Segundo o Hospital Santa Casa de Misricórdia, para onde foi levado às 9h40, o rapaz foi atingido no tórax, com um disparo de arma de fogo. O tenente-coronel da BM Flávio Lopes, que participa da ação em São Gabriel, afirmou que 14 pessoas ficaram feridas, entre sem-terra e policiais militares.

A ocupação da Fazenda Southall em São Gabriel (RS), realizada no dia 12 de agosto,  integra a jornada nacional de luta realizada pela Via Campesina em todo o país. Os trabalhadores exigem o descontingenciamento de R$ 800 milhões do orçamento do Incra deste ano para a desapropriação de áreas para a reforma agrária. Somente no Rio Grande do Sul, duas mil famílias estão acampadas em beiras de estrada.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul pediu apuração para identificar os responsáveis pela morte do sem-terra Elton Brum da Silva. “a presidência da Assembleia Legislativa solicitou à Casa Civil do governo estadual as condições para que o presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, Dionilso Marcon, tenha acesso ao local do conflito para verificar in loco as circunstâncias do ocorrido. É preciso avançar na reforma agrária para reduzir a violência no campo”, diz Ivar Pavan (PT), presidente da Assembleia.

Para o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio Grande do Sul, “a morte deste brasileiro é inaceitável e resulta da intransigência do governo do estado, que encara protestos como crime, ocasionando agressões constantes a quem participa de manifestações, desconsiderando que elas são inerentes à democracia e asseguradas na constituição brasileira”.

Mais um Silva tomou conta dos blogs e sites hoje pela manhã, aos 44 anos Elton Brum da Silva foi assassinado na Fazenda Southall. Quantos de nós brasileiros, saberemos desta morte, desta novela que não tem fim nos latifúndios? Poucos eu diria, até porque este episódio certamente não terá mais de 30 segundos na grande mídia, quem informa e forma este povo. O Foco da TV é a outra Fazenda.

No real life, os Silva: Lula e Marina sobreviveram, já Elton….

Fontes: Vermelho, FolhaSP, CapitalGaucha

The Author

jornalista, autora do livro de reportagens Mulheres Extraordinárias, Paulus Editora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s