“PEC dos jornalistas”

comment 1
Educação / Jornalismo / Política(s)
manifestante no RS

Estudante de jornalismo, Porto Alegre - RS

Na próxima quarta -feira será votado, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC),  o relatório da PEC 389/2009 – Proposta de Emenda à Constituição,  que reestabelece a obrigatoriedade do Diploma para o exercício do jornalismo no Brasil.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), elaborou e apresentou a PEC em 08/07, Paim, que também é jornalista, criticou os profissionais por não abrirem o debate sobre a obrigatoriedade do diploma. “Os jornalistas discutem entre si, mas não dão uma nota sobre o assunto”, protestou. Para ser aprovada a proposta precisa obter votos favoráveis da maioria dos 57 deputados da Comissão.

Fontes: FENAJ (a favor da obrigatoriedade do Diploma) e ABJ (Associação Brasileira dos Jornalistas (contra a obrigatoriedade do Diploma), Comunique-se – http://www.comunique-se.com.br

The Author

jornalista, autora do livro de reportagens Mulheres Extraordinárias, Paulus Editora

1 Comentário

  1. Pois é… Depois do retrocesso da decisão do STF, nada mais coerente que propor uma PEC, já que a argumentação principal é a inexistência de apoio constitucional para a obrigatoriedade.

    Porém, isso é pouco. Deveria haver uma prova de classificação após a conclusão do curso, como há para o direito a prova da OAB. É muito fácil posar de jornalista com ou sem diploma. Tem um monte de mané que não é jornalista nem de perto, mas vive gozando da alcunha. Também há um monte de diplomados que não valem o texto torto de meio calouro. E para evitar isso, não é fechar faculdade a solução. A solução é exigir qualidade de quem vai exercer. Para isso, só exigindo qualificação e atestando essa qualificação.

    Gostei de te ver blogando, Karla! Saudade de ti!

    Beijos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s