Elección- Nuestros hermanos de Bolívia

Deixe um comentário
América Latina / Correndo o mundo... / Política(s)

Bolivianas no FSM / Belém - PA, 2009

No próximo domingo (06/12), acontecem na Bolívia as eleições presidenciais na Bolívia. O atual presidente, EVO MORALES, concorre à reeleição e estima obter 70% do eleitorado. Caso o resultado seja confirmado, Morales já adiantou algumas plataformas para o próximo governo. Entre elas, está a reforma do Judiciário. Além de eleger o presidente, os bolivianos irão votar em 36 senadores e 130  deputados para a Assembleia Plurinacional Legislativa, a casa que substituirá o Congresso.

Conversei com a Vânia Rodriguez, boliviana que está há cerca de 5 anos no Brasil. Doutoranda em Toxicologia pela FCF/USP, Vânia fala um pouco de suas expectativas e preocupações quanto ao rumo da Bolívia.

“Estou na incerteza com relação as eleições do domingo, aparentemente a vitória de Evo Morales é certa, o que não necessariamente tem a ver com a preferência dos votantes. Infelizmente tem muita coisa envolvida, desde a carência de um candidato opositor que de fato faça frente à campanha de Evo, as denúncias de possíveis fraudes, dinheiro de fora que financia a campanha prometendo céu e terra para os mais humildes em fim”

Vânia participará das eleições de São Paulo, cidade onde mora. Esta é a primeira vez que a Corte Nacional Eleitoral da Bolívia, concede o direito de voto aos bolivianos que vivem em Brasil, Espanha, Argentina e nos Estados Unidos.

“Eu tentarei exercer o meu direito de votar aqui, somente espero que independente do resultado, venham dias melhores para o meu país e principalmente para minha região (Santa Cruz de La Sierra), que tem sido muito castigada pelo atual governo. Não é a toa que milhares de bolivianos saíram do país nos últimos 5 anos, ou seja, embora internacionalmente o Evo Morales represente a classe mais “oprimida”, na verdade o que tem acontecido é uma inversão de papeis e os que ele chama de “burgueses” são os que estão pagando as consequencias dessa reivindicação”, desabafou Vânia Rodriguez.

The Author

jornalista, autora do livro de reportagens Mulheres Extraordinárias, Paulus Editora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s