“sobre os pobres”

comment 1
Política(s) / São Paulo

Desde o início do debate sobre a construção da estação de metro no bairro Higienópolis,  na capital (SP), tenho lido e escutado muita gente falando dos pobres de maneira absurda, quase que como um objeto de estudo, e sabemos que muitos fazem discursos, análises e até projetos, sem nem mesmo conhecer de fato, na real o que é a pobreza.

As pessoas falam dos pobres, como se fossem uma minoria de outro mundo, capaz de causar o mal, mas por favor, a pobreza está em todo o lugar, está aqui e quem sabe por aí. Eu a vejo, eu a vivo no aperto e descaso do transporte público, nos barracos que boiam sobre o esgoto no Jardim Peri, no lixo em que vivem os índios guarani no Jaraguá, nas crianças cheirando cola, tiner nas escadarias da Sé pra driblar a fome, nos moradores de rua que vivem a 1 quilometro do shopping Higienópolis, na Marechal, ou nas cinzas das carroças queimadas no centro.

A pobreza também está na mesa das famílias, quando falta comida. E não me venham dizer, sejam vocês de esquerda ou direita – se é que isso ainda existe, que ninguém mais passa fome nesse país, mentira! Passa sim, fome de comida, de dignidade, de oportunidade, de  medo e violência moral.

Tudo isso é pobreza e quando não se vê ou se vive essa realidade, é fácil escrever qualquer coisa “sobre os pobres”, em uma sala com ar condicionado e lanche à porta, preparado inclusive, por um pobre. Por favor!

The Author

jornalista, autora do livro de reportagens Mulheres Extraordinárias, Paulus Editora

1 Comentário

  1. Saulo Ferreira says

    Karlinha,

    Infelizmente, poucas ainda são as pessoas que tem o mesmo olhar sensível e iluminado que você tem frente ao mundo.
    Peço-te, ou melhor, rogo-te que jamais deixe morrer essa profecia que existe em você.
    “Cuidado com a vida que você vai viver, pois ela será o único Evangelho que muitos vão ver”, é o que nos diz uma testemunha sempre viva da luta e da caminhada!

    Nos vemos na luta,

    Saudades de vc,

    Um abraço fraterno,
    Saulo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s