Religiões se unem pelo desarmamento

Deixe um comentário
Cultura / Política(s) / Religião / São Paulo / Uncategorized

foto: Instituto Sou da Paz

19 paróquias da Grande São Paulo serão postos de coleta de armas; indenizações variam de 100 a 300 reais

Começa amanhã, 22 e vai até dia 30, a Campanha Religiões Unidas pelo Desarmamento. O lançamento da campanha aconteceu hoje, com a destruição de uma arma, fala de autoridades políticas, do Instituto Sou da Paz e da Igreja Católica, que disponibiliza 19 paróquias, como postos provisórios de coletas de recolhimento de armas de fogo e munições.
Membros das comunidades que coletarão armas (22 a 30), passaram por capacitação oferecida pela Guarda Civil Metropolitana e pelo Instituto Sou da Paz. “As comunidades têm papel fundamental na capilarização das informações necessárias para a entrega de armas”, disse Alice Andrés Ribeiro, coordenadora do Controle de Armas do Sou da Paz.
Alice apontou que a cada ano no Brasil, 35 mil pessoas morrem por arma de fogo. São 98 mortes por dia, uma a cada 14 minutos, sendo que em 70% dos casos, as mortes acontecem por motivos banais: brigas de bar, de trânsito, de casais, desavenças e vinganças.
Como entregar a arma
Para levar a arma à uma das 12  paróquias, ou a um dos 137 postos fixos na cidade de São Paulo, é necessário ter uma guia de trânsito, um documento que autoriza o transporte daquela arma. Você pode imprimi – lá no site www.entreguesuaarma.gov.br. A arma deve ser transportada separada da munição.
Não é necessário se identificar, tão pouco dizer de onde veio a arma. O guarda civil cadastra os dados da arma entregue e gera um protocolo de indenização e recibo. As armas serão encaminhadas ao exército e lá danificadas. A indenização (de R$ 100 a R$ 300, de acordo com o tipo de arma) pode ser retirada em qualquer posto de auto-atendimento do Banco do Brasil.

The Author

jornalista, autora do livro de reportagens Mulheres Extraordinárias, Paulus Editora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s